06

JAN

A linha tênue entre o desafio e a diversão
Posted by Archaron at 12h40 on Notícias Antigas

Saudações, Chasers!

Alguns de vocês podem não lembrar mais disso, alguns sequer são dessa época, mas nos primórdios de Grand Chase, ele era visto como um jogo desafiador e divertido, e de fato era ambas as coisas. As instâncias (vocês chamam de missões) eram extremamente difíceis, porém o número de idas necessárias para evoluir de nível era consideravelmente menor; em contra partida, as instâncias tinham um tempo de duração maior. Vocês podem me dizer, "ok, então não é muito diferente do que é hoje". Eu discordo disso e vou explicar o motivo: não é divertido fazer uma mesma instância repetidas vezes quando não se tem desafio.

Houve uma súbita mudança na estrutura do jogo a partir da implementação dos personagens AP: as instâncias foram nerfadas e (para compensar o novo nível de dificuldade) a Kog achou que seria adequado fazer com que as mesmas fossem feitas repetidas vezes. Isso funcionou por muito tempo, até que atingimos níveis elevados (considere 70+ aqui). A curva de progressão ficou absurdamente íngreme, tornando a evolução penosa e nada divertida (o buff de 100x a partir do nível 78 era apenas um exemplo do quão errada está a nossa tabela de nível).

Pensando nisso, resolvemos adotar uma medida ousada: reformular a tabela de experiência. Estamos há um bom tempo trabalhando em equações que possam substituir permanentemente as atuais, tornando o jogo menos cansativo. No dia 09 (segunda-feira) faremos uma manutenção e o jogo ficará indisponível por tempo indeterminado, pois precisaremos testar a nova tabela de experiência e adequar as contas atuais a essa nova realidade e isso requer tempo.

Para que não hajam dúvidas, o nosso intuito com isso não é tornar o Grand Chase um jogo fácil, mas torna-lo um jogo mais justo e divertido para todos. Futuramente planejamos reajustar também o nível de dificuldade de todas as instâncias individualmente, para evitar o problema que aconteceu com Xênia e Arquimídia.

 

Trivia:

A soma de experiência necessária para o jogador evoluir do nível 1 ao 70 é igual a: 32.402.572 (trinta e dois milhões, quatrocentos e dois mil, quinhentos e setenta e dois), enquanto a soma de experiência necessária para evoluir do nível 70 ao 85 é igual a: 2.043.187.168 (dois bilhões, quarenta e três milhões, cento e oitenta e sete mil, cento e sessenta e oito). Vê o problema aqui?

 

Esse tópico ficará aberto à críticas e sugestões construtivas acerca do tema (exclusivamente)